Trump ironiza protestos da esquerda com vídeo em que aparece como rei

 


Presidente dos EUA compartilha montagem gerada por IA após manifestações “No Kings” em mais de 2 mil cidades

O presidente dos Donald , reagiu neste sábado (18) às manifestações organizadas por grupos de esquerda em todo o país. Em tom irônico, o republicano repostou nas redes sociais um vídeo em que aparece retratado como um rei, com coroa, espada e manto real, diante de súditos ajoelhados, ao som da música Hail to the King, da banda Avenged Sevenfold.

O vídeo — produzido com inteligência artificial (IA) e em preto e branco — foi originalmente publicado pelo vice-presidente JD Vance na plataforma Bluesky. Pouco depois, Trump o compartilhou em sua rede Truth Social, onde a publicação viralizou.

perfil oficial da  também compartilhou um frame da gravação na rede X (antigo Twitter), o que amplificou ainda mais o alcance do conteúdo.

Protestos “No Kings” reúnem multidões

O vídeo foi publicado poucas horas depois de uma onda de protestos contra o  em cerca de 2 mil cidades norte-americanas. A mobilização, batizada de “No Kings”, também teve atos simultâneos em capitais da Europa, de acordo com informações da Fox News.

Os organizadores afirmaram que o objetivo da  é “mostrar ao mundo que os Estados Unidos não têm reis” e “reafirmar que o poder pertence ao povo”. O movimento critica o que classificou como “políticas bilionárias e militarizadas” da atual gestão.

Cidades registram grandes concentrações

Em Washington, D.C., o evento reuniu mais de 200 mil pessoas nas imediações do Capitólio, segundo os organizadores. Já em Nova York, a polícia contabilizou cerca de 100 mil manifestantes espalhados pelos cinco distritos da cidade.

Outras cidades como ChicagoBoston e Los Angeles também registraram atos de grande porte, com discursos de líderes do Partido Democrata e representantes sindicais.

Lideranças democratas criticam o governo

Em Chicago, o prefeito Brandon Johnson declarou:

Estamos prontos para destruir o autoritarismo de uma vez por todas.

Em Boston, a senadora Elizabeth Warren afirmou:

Eles sabem que Trump não é um rei, mas parecem ter perdido algo.

Já em Nova York, o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, participou do protesto ao lado de sindicatos e reforçou a mensagem central do movimento:

Não temos ditadores na América e não permitiremos que Trump continue corroendo nossa democracia.

O senador Adam Schiff também se juntou aos manifestantes e evocou o passado histórico dos Estados Unidos:

Jogamos fora um rei há 250 anos e não vamos voltar.

Trump ironiza críticas

A publicação de Trump com o vídeo foi interpretada por aliados como uma provocação direta aos organizadores dos protestos. Fontes próximas à Casa Branca afirmam que o presidente tem usado as reações da esquerda como parte de sua estratégia política, especialmente em meio às discussões sobre limites de poder do Executivo durante seu segundo mandato.

Postar um comentário

0 Comentários