VIZZ, solução à base de aceclidina, trata a presbiopia com efeito em 30 minutos e duração de até 10 horas
A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, aprovou no final de julho o colírio VIZZ, uma solução oftálmica de uso diário à base de aceclidina, indicada para o tratamento da presbiopia em adultos. O medicamento proporciona correção da visão de perto sem necessidade de óculos.
Produzido pela empresa LENZ Therapeutics, Inc., o VIZZ contém 1,44% de aceclidina e é o primeiro e único colírio aprovado com essa substância para tratar a presbiopia, condição que afeta aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas em todo o mundo. A previsão é que ele esteja disponível para venda nos EUA a partir do quarto trimestre de 2025.
“A aprovação do VIZZ pela FDA é um momento decisivo para a LENZ e representa uma melhoria transformadora nas opções de tratamento disponíveis para os 128 milhões de adultos que vivem com visão de perto embaçada nos Estados Unidos. Estamos prontos e entusiasmados para lançar no mercado o primeiro e único colírio de uso diário com eficácia comprovada por até 10 horas”,
— Eef Schimmelpennink, presidente e CEO da LENZ Therapeutics
O que é a presbiopia, conhecida como “vista cansada”?
Como o colírio VIZZ atua nos olhos?
O mecanismo de ação do VIZZ está na contração do músculo esfíncter da íris, o que aumenta a profundidade de foco e melhora a visão de perto sem provocar desvio miópico.
Esse efeito é gerado pela aceclidina, substância responsável por proporcionar uma visão nítida de perto em apenas 30 minutos, com efeitos que duram até 10 horas após a aplicação.
Estudos clínicos comprovam eficácia e segurança do VIZZ
A aprovação do VIZZ pela FDA se baseou em três estudos clínicos de fase 3, que analisaram sua eficácia e segurança:
CLARITY 1 e CLARITY 2
- Participantes: 466 adultos
- Duração: 42 dias
- Tratamento: dose única diária
- Resultados: melhora da visão de perto em 30 minutos, com efeitos durando até 10 horas
CLARITY 3
- Participantes: 217 adultos
- Duração: 6 meses
- Objetivo: avaliar a segurança a longo prazo
Em todos os estudos, o colírio demonstrou ser eficaz, seguro e bem tolerado, sem registro de eventos adversos graves.
Efeitos colaterais: leves e passageiros
As reações adversas mais comuns relatadas foram:
- Irritação no local da aplicação
- Visão turva
- Dor de cabeça
Esses efeitos foram descritos como leves, transitórios e autolimitados, sem impacto duradouro na saúde dos participantes.
“Esta aprovação da FDA representa uma mudança de paradigma disruptiva nas opções de tratamento para milhões de pessoas frustradas e que lutam contra a inevitável perda da visão de perto relacionada à idade”,
— Marc Bloomenstein, pesquisador clínico da VIZZ
“Acredito que esta será uma solução bem-vinda tanto para optometristas quanto para oftalmologistas, que agora poderão oferecer um tratamento para presbiopia altamente eficaz e procurado, que poderá se tornar imediatamente o padrão de tratamento, com um perfil de produto que atenderá às necessidades dos nossos pacientes.”
— Marc Bloomenstein
0 Comentários