A Bancada do PT na Câmara emitiu uma nota assinada pelo deputado Lindbergh Farias (RJ), para repudiar “com veemência os atos praticados pelo Estado de Israel contra o povo iraniano, desferidos na madrugada desta sexta-feira (13)”.
“Não bastasse o genocídio sofrido pelos palestinos, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ignora o Direito Internacional e os Direitos Humanos, e lança mísseis que atingiram e mataram militares, cientistas e acadêmicos, e suas famílias no País”, pontuou o deputado, líder do PT na Câmara.
Segundo o texto, “os bombardeios sobre o Irã, a continuidade do massacre em Gaza, afrontam o direito internacional, especialmente a Carta das Nações Unidas”. “As vítimas na Palestina já ultrapassam mais de 50 mil mortos e outros 113 mil feridos nos 20 meses de ataques de Israel. Não é possível que a investida de Israel continue, agora, com o Irã sendo também alvo de violência em escalada de violência pelo Estado israelense, com o apoio dos Estados Unidos”, disse.
A bancada do PT afirmou que “expressa sua irrestrita solidariedade aos povos do Irã e da Palestina, e rejeita qualquer ação militar ou sanção econômica que amplie o sofrimento da população civil” e viole a “soberania nacional dos dois países, ou de qualquer outra nação ameaçada pelo imperialismo estadunidense e israelense”.
“Por último, defendemos o fim imediato dos massacres em Gaza e da ocupação da Palestina, além de punição internacional pelos crimes de guerra cometidos por Israel, além de enfatizarmos o respeito à autodeterminação dos povos do Oriente Médio e do mundo”.
0 Comentários