O governo dos Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, voltou a levantar suspeitas sobre a origem do coronavírus e acusou o governo Joe Biden de acobertar os fatos. A nova ofensiva ocorre por meio do lançamento de um site oficial intitulado “As verdadeiras origens da covid-19”, divulgado nesta sexta-feira (18) pela Casa Branca.
A iniciativa marca uma mudança de foco na comunicação oficial sobre a pandemia, substituindo o antigo covid.gov, que oferecia informações sobre vacinas e protocolos de prevenção. Agora, a nova página defende a tese do “vazamento laboratorial” como causa da disseminação global da doença, apontando diretamente para o Instituto de Virologia de Wuhan, na China.
Acusações contra Biden e Fauci
O site também acusa o governo do ex-presidente Joe Biden e o imunologista Anthony Fauci de tentarem abafar as investigações sobre a verdadeira origem da covid-19. Fauci, que liderou a resposta federal à pandemia durante o governo Biden, é citado como figura-chave na suposta tentativa de desacreditar teorias alternativas, incluindo o vazamento laboratorial.
“O pesadelo inteiro da covid-19 por mais de três anos foi totalmente evitável”, afirmou Marty Makary, comissário da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), durante entrevista à Fox News.
O novo conteúdo divulgado pela Casa Branca faz referência a relatórios da CIA e dos Departamentos de Energia e Estado dos EUA, que consideraram plausível a hipótese de que o vírus tenha escapado de um laboratório, e não surgido de forma natural por transmissão entre animais e humanos.
Argumentos apresentados no site oficial
A Casa Branca lista diversos pontos para sustentar sua tese. Entre os principais, estão:
- O vírus apresenta características biológicas não naturais, segundo cientistas citados;
- Todos os casos da pandemia se originam de uma única introdução em humanos, o que contrasta com surtos anteriores;
- Wuhan abriga o principal laboratório chinês que conduziu pesquisas de ganho de função, ou seja, manipulação genética de vírus para torná-los mais transmissíveis;
- Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan adoeceram meses antes do primeiro surto conhecido no mercado de alimentos da cidade;
- A ausência de provas sólidas sobre uma origem natural após anos de investigação seria, para o governo Trump, um forte indício da origem artificial do vírus.
Críticas ao lockdown e à resposta à pandemia
O novo portal também critica duramente as medidas adotadas durante a pandemia, como os lockdowns, o uso obrigatório de máscaras e as estratégias de vacinação em massa. Segundo o governo Trump, tais medidas causaram mais danos econômicos e sociais do que benefícios comprovados à saúde pública.
A nova narrativa reforça o posicionamento político do presidente Trump contra as ações tomadas por seu antecessor e reabre a discussão sobre o papel da China e de autoridades americanas no início da pandemia.
0 Comentários