Com presença de novos filiados e lideranças políticas, MDB realizou convenção em SAJ, neste domingo (9)


Na manhã deste domingo (9) aconteceu em Santo Antônio de Jesus um encontro do partido MDB/BA. O momento contou com a presença de lideranças do partido no município, lideranças de outros partidos, além de apoiadores.

Entre os nomes, estiveram presentes o presidente do partido no município, Geraldo Reis, o deputado estadual Rogério Andrade, o ex-prefeito Dr. Euvaldo Rosa, os vereadores Uberdan Cardoso, Cau de Dodô, Luciano Cuiuba e o presidente da Câmara, Chico de Dega. Ruy Tourinho, um dos nomes cotados como aposta do partido para compor a chama majoritária nas eleições, também esteve presente.

Geraldo Reis fez “uma avaliação bastante positiva” do encontro que aconteceu na Câmara de Vereadores. Em contato com o repórter Itajay Júnior, Reis falou que estava considerando deixar o cargo, mas foi convencido a permanecer por mais um mandato.

“Tínhamos contado já que seria nosso final de presidência, ms nos tivemos uma conversa com Rogério com Dr. Euvaldo, onde eles pontuaram a questão da importância da continuidade nossa, já que no próximo ano temos uma eleição importante aqui. Acabaram me convencendo para que a gente permaneça para ao menos mais um mandato”, explicou.

O presidente ainda comentou a gestão de Genival Deolino dizendo que o modo que o prefeito tem gerido a cidade tem causado insatisfações e dado brechas para outros nomes assumirem a prefeitura em 2025.

“Pelo que nós percebemos, nos sinais que as ruas nos deixam é de que existe também uma insatisfação muito grande, mas muito grande mesmo com a gestão do atual prefeito, então isso aumenta a nossa esperança, aumenta nossa confiança”, opinou.

Euvaldo Rosa, nome forte na política santoantoniense, e tem um grande apelo popular disse que no momento não há definição de nome para concorrer a prefeitura em 2024. “No momento certo é evidente que vai vir nomes, aqueles nomes que podem dispor das melhores condições para disputar uma eleição. 

Eu acredito que isso vai estar sendo discutido no próximo ano (…) É evidente que a gente sabe que a questão politica é discutida. Em todo lugar que a gente chega isso é discutido, é provocado, mas a gente não tem dado foco a isso neste momento”.

O mdbista Cau de Dodô, por sua vez, disse que achou a presença de afiliados na conversão fraca. “Vim prestigiar, fui convidado por Gerado Reais. Achei fraco o movimento. Esperava ter mais gente, mas como Gel é muito inteligente ele faz essas filiações de maneira mais individual, hoje por ser um domingo, as pessoas tem seus compromissos, talvez por isso não compareceram como eu achava que deveria”.

A ex-secretária de Cultura, Denis Côrtes, entre outros pontos, durante a conversa com Itajay, ressaltou a ligação de seu partido com o PT, partido do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

“A gente compõe a base do governo federal, de nosso presidente Lula, do governo da Bahia, do nosso governador Jerônimo. Estamos estruturando nosso partido para a gente continuar nosso trabalho, porque, na verdade o PCdoB e outros partidos da esquerda, não somos partidos de cartório, que se organiza apenas para participar de um pleito. Estamos sempre vivos e ativos”, pontuou.

Ao ser questionada se seu nome poderia ser lançado para disputar as próximas eleições municipais, ela disse que há diversos nomes que podem ser lançados, mas deixou clara sua vontade de ser prefeita do município. “Estamos bem servidos de nomes para defender a nossa cidade, então, o meu nome está ai a disposição meu partido. (…) Eu gostaria, sim, inclusive de ser prefeita de Santo Antônio de Jesus, logico com o apoio desta grande conjuntura que ai está”.

A histórica polarização política em Santo Antônio de Jesus foi pauta da entrevista do vereador Uberdan Cardoso. O edil levantou a importância de atender uma nova demanda da sociedade em relação à política, deixando a entender que a existência de uma 3º via é um anseio da sociedade.

“Quando a eleição é polarizada, independente de jacu e beija-flor existe toda uma gincana (…), mas independe da tradição e do respeito que tenho, a nossa a gente precisa dizer a nova demanda da sociedade que a gente estar aqui trazendo, não só um discurso, mas um debate de ouvir os movimentos. De entender o que é prioridade. Eu acho que nossa candidatura tem uma cara ligada ao governo Lula, ao governo Jerônimo e aos movimentos sociais”, ressaltou.

Em meio a tantas especulações sobre possíveis nomes para candidaturas em 2024, o nome do vereador Chico de Dega também tem surgido como uma opção. Ele comentou essas especulações.

“A gente fica feliz quando nosso nome é lembrado, da mais coragem de trabalhar, mas eu entendo que ainda não é hora de a gente estar discutindo as questões politicas. Definir nome de pré-candidatura para sucessão municipal. 

Nunca me coloquei como pré-candidato a prefeito. Nosso nome está a disposição da população, se Deus quiser ou permitir, se isso for realmente concretizado nós estaremos preparados para fazermos o melhor para Santo Antônio, mas tudo isso vamos aguardar o desenrolamento deste período pré-candidatura”, disse.

Veja como ficou a mesa diretora do partido em Santo Antônio de Jesus:

Presidente: Geraldo José Sousa;

1º vice-presidente: Ruy Tourinho;

2º  vice-presidente: Jorge Mainar;

Secretária geral: Prof. Cíntia Sousa;

Secretário adjunto: Luciano Gomes Moura Filho, Cuiubinha;

Tesoureiro: Antônio Galdino;

Vogais: Lucas de Jesus Barreto e Erivania da Silva;

Suplente para diretório: Franciele Santana da Silva, Alenilton Malta Ribeiro, Joaquim Andréa Neto e Gilson Fróes Prazeres Bastos;

Conselho fiscal: Rosane Maria Souza Santos, Ivan Pedro dos Reis Sousa Júnior, Flomário Santos, Elisabete Prazeres Leite e Roque Nunes Leal, como membros efetivos;

Suplentes conselho fiscal: Emilene Medeiros, Júlia Santos dos Reis Sousa, Eliomar Santos de Matos Vinicius Nunes Rebouças, Josenir Oliveira Santos;

Delegado da convenção estadual: Jorge Mainart.

Breve história do MDB

O MDB nasceu para fazer oposição à ditadura e colaborar com a volta da Democracia. Criado a partir da extinção do pluripartidarismo, pelo Ato institucional n.º 2, que instituiu o bipartidarismo, o MDB passou a incomodar quem detinha o poder.

A partir das eleições de 1974, o Movimento cresceu e foi determinante na Lei de Anistia, em 1979, e nas Diretas Já, em 1984.

Foi em 1974 que o MDB lançou a candidatura de Ulysses Guimarães contra o militar Ernesto Geisel. O partido perdeu as eleições, mas ganhou muitas outras desde então.

Reprodução: Blog Do Valente

Postar um comentário

0 Comentários