Saúde - Gripe aviária pode desencadear pandemia igual à da Covid.

 


Os casos registrados de gripe aviária têm colocado o mundo em alerta em relação à doença. O vírus, de acordo com a infectologista do Hospital Sírio-Libanês Mirian Dal Ben, é motivo de preocupação, já que, caso ele consiga adquirir mutações e passar a infectar seres humanos com facilidade, "pode desencadear uma pandemia igual à da Covid". 

"Sabemos que essa transmissão de ave para ave é fácil de acontecer, mas de ave para ser humano e, eventualmente, de ser humano para ser humano, não é tão comum. Porém, se a gente tem um número de aves muito grande e o vírus tem muita replicação, a probabilidade vai aumentando", explica a infectologista. 

Hoje, o Brasil tem 13 casos confirmados de influenza aviária em seis espécies de aves silvestres, mas nenhum constatado em humanos. Foram identificadas aves contaminadas em três estados: Espírito Santo (9): nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares, Itapemirim, Serra e Piúma; Rio de Janeiro (3):  São João da Barra, Cabo Frio e Ilha do Governador; Rio Grande do Sul (1). 

No continente americano, até o momento, só há registros de três pessoas infectadas, conforme dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS): sendo uma nos  Estados Unidos (em abril de 2022); uma no  Equador (em janeiro de 2023); e outra no  Chile (em março de 2023). Os dois primeiros se recuperaram, mas não há dados sobre o caso do Chile. 

Postar um comentário

0 Comentários