Rede Independente Web. Dia do Trabalhador: presidente do Sindicato dos Comerciários de SAJ ressalta data e fala sobre taxa sindical

 



Dia do Trabalhador: presidente do Sindicato dos Comerciários de SAJ ressalta data e fala sobre taxa sindical
Foto: reprodução

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus, Júnior Fonseca, conversou com o radialista Léo Valente neste domingo (30) sobre o Dia do Trabalhador, citando o fechamento dos supermercados na data, e outros pontos, a exemplo da contribuição sindical.

Ao ser questionado sobre a importância da data, ele fez questão de ressaltar que este não deve ser apenas um dia de descanso, mas também de reafirmação de lutas e busca de melhorias.

“O dia primeiro de maio não pode ser visto só como um feriado, como aquele dia que a gente tem para descansar, mas como aquele dia que a gente tem para se recordar das lutas que foram feitas, das lutas que estão sendo travadas, das lutas que estarão por vir, e a cima de tudo, da importância da união dos trabalhadores para conquistar seus direitos e principalmente para que não se percam”, disse.

Outro ponto levantado pelo radialista foi o fato de algumas pessoas criticarem o feriado por não verem sentido nele, uma vez que a maioria das profissões têm um dia próprio para homenageá-las.

Júnior rebateu afirmando que a data é um marco geral, cuja finalidade é contemplar todas as categorias. “As pessoas passaram a compreender que existem algumas diferenças, primeiro que o Dia do Trabalhador ele não se refere a uma única categoria, ele é um abrangente geral”.

Cobrança da taxa sindical

A chamada taxa sindical também foi discutida com o presidente durante a conversa Júnior defendeu a cobrança da taxa explicitando a sua importância para a manutenção do Sindicato.

“Nós precisamos conscientizar nossa categoria de que sem o Sindicato nós vamos ter inúmeros prejuízos. O Sindicato não tem condição de dar continuidade ao trabalho que vem fazendo se não houver uma contribuição financeira, uma contribuição por parte de seus trabalhadores, porque não outra forma de nós arrecadarmos verba”, explicou.

A taxa sindical é um valor que se cobra do salário do trabalhador para que o Sindicato tenha condições de custear os gastos com advogado, funcionários, sede e afins. Atualmente ela é cobrada de forma automática e individual, mas o trabalhador pode pedir a suspensão da cobrança diretamente no Sindicato.

Proibição do funcionamento de supermercados no feriado

justiça determinou, neste domingo (30), que os supermercados de Santo Antônio de Jesus não devem funcionar nesta segunda-feira (1), feriado do Dia do Trabalhador.

A decisão saiu após uma ação do Sindicato dos Comerciários, e o presidente pediu a colaboração da população para denunciar estabelecimentos que descumpram a liminar.

“Se você ver um supermercado aberto, funcionando, faça um favor para a gente, entre, compre qualquer coisa, pode ser uma balinha, e pegue a nota fiscal, porque com isso nós vamos entrar com uma ação judicial contra este estabelecimento cobrando a multa que está na liminar”., disse Fonseca. A multa estabelecida é de R$3.000, 00 por empregado.

Postar um comentário

0 Comentários